sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Palestra e Oficina de desenho na Faculdade MaxPan


O corpo é feito com 1/2 círculo servindo como referência
Alunos do magistério aprendem desenhar utilizando círculos com papel dobradura
Usando o livro do "Índio" para contar Histórias
Evento aconteceu em 25/09/2010 na Inidade II da Max Plan Indaiatuba
Objetivos: - Estimular o uso da literatura infantil como elemento essencial para a formação de leitor nas séries iniciais;
- Estimular o trabalho com a oralidade no texto literário, aproveitando o universo infantil para as várias possibilidades de leitura;
-Facilitar o trabalho do professor como contador de história
-Guia de leitura que auxilia e integra outras disciplinas.
-
- Expandir as formas de interpretação de textos escritos para diferentes campos de linguagem (teatro, artes plásticas, música, cinema, etc.).
- Proporcionar acesso de alunos a novas tecnologias, como o computador,
viabilizando-o como nova possibilidade de linguagem.
Leitura na escola
Na escola geralmente lê-se para aprender a ler, no cotidiano a leitura é regida por outros objetivos, que formam o comportamento leitor e sua atitude frente ao texto. No dia-a-dia, uma pessoa pode ler para agir – ao ler uma placa, sentir prazer – ao ler um gibi ou um romance, informar-se – uma notícia de jornal. Essas leituras, guiadas por diferentes objetivos, produzem efeitos diferentes, que modificam a ação do leitor diante do texto. São essas práticas sociais que precisam ser vividas em nossas salas de aula.
Muitas crianças têm no ambiente escolar, o primeiro (e, às vezes, o único) contato com a literatura. Assim fica claro que a escola, por ser estruturada com vistas à alfabetização e tendo um caráter formativo, constitui-se num ambiente privilegiado para a formação do leitor.

Nenhum comentário: